O Perigo da Autossuficiência na Segunda-Feira

O Perigo da Autossuficiência na Segunda-Feira

A segunda-feira costuma trazer consigo o peso de novas responsabilidades e a pressão da rotina de trabalho. Diante disso, nossa reação natural muitas vezes é a autossuficiência. Tentamos resolver todos os problemas sozinhos para mostrar competência ou evitar parecer vulneráveis. No entanto, a Bíblia nos ensina que essa postura é um caminho rápido para o esgotamento físico e emocional.

Em Êxodo 18, vemos Moisés tentando resolver os problemas de um milhão de pessoas sozinho, até que seu sogro Jetro o alertou de que aquele fardo o destruiria. O conselho foi simples e poderoso: divida o fardo com outros líderes. No ambiente de trabalho ou em sua rotina individual, o orgulho de carregar tudo sozinho é a sua escolha em falhar.

‘O que você está fazendo não é bom. Você e o seu povo ficarão completamente esgotados. O trabalho é pesado demais para você; você não pode executá-lo sozinho.’ (Êxodo 18:17-18)

Sua primeira ativação prática desta semana é identificar uma tarefa complexa na sua profissão ou rotina e pedir ajuda ou conselho a um colega. Permita-se ser apoiado por aqueles que Deus colocou ao seu lado. Lembre-se de que amanhã à noite temos nosso encontro na Célula, onde também dividiremos nossas cargas ao redor da mesa. Não caminhe sozinho!

📖 Quer ver a lista completa de ações práticas? Clique aqui para acessar o Artigo Completo do Culto.

Rolar para cima